Até o momento, temos 8.728 vias cadastradas em 1614 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Rio de Janeiro > Maricá > Pedra de Itaocaia

Ampliar imagem Pedra de Itaocaia
Face noroeste da Pedra de Itaocaia, vista da Rua Araribóia. Fonte: Google.
Face noroeste da Pedra de Itaocaia. Fonte: Google.
Pedra de Itaocaia
Cadastrada por: Luciano Bender, em 28-04-2023 às 12:19
Descrição: A face sudeste da Pedra de Itaocaia tem atualmente 8 vias de escalada, sendo a mais antiga a via "Galo Velho", e as demais conquistadas entre 2020 e 2022. As vias têm dificuldades variadas entre 3° e 7° e têm até 500 m de extensão até o cume. Há sombra nas vias dessa face no período da tarde, principalmente nas vias mais verticais, como a "Moinho de Sonhos" e "Desequilíbrio Emocional", onde já costuma ter sombra a partir de 13h.

As vias são protegidas majoritariamente por grampos e chapeletas rapeláveis PinGo e Dupla da Bonier. Algumas vias têm trechos onde a proteção pode ser melhorada com peças móveis, como no caso do começo normal da via "Sujo, Cansado e Todo Suado". Já para o começo da "Sujo, Cansado e Todo Suado" pelo diedro vertical, a primeira enfiada do "Paredão Itaocaia" e em alguns lances do "Paredão Batismo de Sangue", é recomendado carregar um jogo de móveis. Um jogo de camalots do #0.4 ao #3 ou equivalente já é suficiente para a maior parte dos casos.
Como chegar à base: Para acessar o início da trilha de acesso, siga pela Av. Carlos Mariguella, até a loja de material de construção "Pé da Pedra Material de Construção". Ao lado da loja, há um terreno baldio e uma construção inacabada. Entre por ela e siga até o final da parte mais aberta dos fundos do terreno, passando por um bambuzal e, chegando à vegetação, siga para a esquerda até atravessar um córrego seco (caminho de descida da água da chuva) próximo a um bloco que fica no outro lado. Siga pela trilha, que sobe em direção à montanha, mas caindo para a esquerda em direção a algumas bananeiras. Logo após as primeiras bananeiras, a trilha volta para a direita até encontrar novamente o córrego seco em um ponto onde há um grande bloco dentro dele. Siga subindo pelo córrego até a pedra.

Margeando a pedra pelo lado direito há alguns projetos antigos abandonados e, no final da subida, é possível acessar a via "Galo Velho" (4°). Não há relatos de repetição recente desta via, porém os grampos visíveis da base parecem estar em bom estado.

Já margeando a pedra pelo lado esquerdo, é possível encontrar primeiramente a "Paredão Desequilíbrio Emocional" (5° VI A1 E2 D3 350m), que é identificado pela sequência de chapeletas por cima de um arco saindo do chão e formando um teto a cerca de 5 m de altura.

A via "O Dia em que a Terra Parou" fica cerca de 50 m para esquerda, antes de um bambuzal.

Para o "Paredão Moinho de Sonhos" (7° VIIb E2 D3 350m), contorne o bambuzal por fora, passando por um trecho um pouco mais fechado e, depois de uma rápida subida, chega em outra parte mais aberta onde a pedra vai ficando mais positiva no começo (um rampão) e depois de alguns metros volta a ficar vertical. Contornando o rampão por baixo, no final do lado esquerdo dele, é possível avistar os grampos do "Paredão Moinho de Sonhos", na parte mais vertical - uma das vias mais bonitas da montanha!

Para chegar ao "Paredão Batismo de Sangue" (5° VIIa/A0 E3 D3 385m), siga mais junto à pedra, passe por um muro baixo construído até encostar na montanha e desça. No final desta descida, tem uma fenda rasa na pedra saindo do chão em uma parte positiva junto de uma árvore. Bem alto, do lado direito da fenda, é possível encontrar a primeira proteção da via. Olhando para a montanha, pode-se avistar de longe o sistema de fendas e chaminés por onde ela passa.

Para chegar à via "Sujo, Cansado e Todo Suado" (4° VI E2 D3 385m), siga afastando-se um pouco da rocha e passando por alguns blocos. Prossiga na trilha. Caso esta parte esteja fechada, é possível seguir bem junto à pedra, passando pela vegetação até encontrar a trilha novamente em uma bifurcação. Nesta bifurcação é possível seguir para a direita continuando bem junto à pedra e fazendo um trepa-mato de cerca de 50 m até um diedro vertical com vários buracos. Este é o começo em móvel (VIsup E3) da primeira enfiada da via "Sujo, Cansado e Todo Suado". Para chegar ao outro começo da via, mais fácil e com proteções fixas, siga em frente na bifurcação, passando por uns blocos até chegar a algumas bananeiras, voltando a ficar junto da rocha. Este começo é facilmente identificado por uma fenda frontal mais profunda que a da "Batismo de Sangue". A primeira proteção fixa fica depois dessa fendo quando é necessário contornar uma parte com vegetação pelo lado direito.

Para chegar à base do "Paredão Itaocaia" (4° Vsup E2/E3 D3 550m), basta seguir alguns metros e, depois, subir em um platô de vegetação. Esta via também tem dois inícios : um por um sistema de fendas frontais no lado esquerdo, e outro por baixo de um diedro mais à esquerda, ambos em móvel.

Para acessar a via "Rosângela Gelly" (3° IV E2 D3 +380m), basta seguir mais pela trilha até encontrar uma grande laca apoiada na pedra no meio do caminho. A base fica acima desta laca.
Fonte: https://pitbullaventura.blogspot.com/2023/10/escalada-em-marica-pedra-de-itaocaia.html